Cachos perfeitos! 5 hábitos essenciais para cuidar do cabelo cacheado

Cachos perfeitos! 5 hábitos essenciais para cuidar do cabelo cacheado

Janeiro 29, 2024

Todos os tipos de fios merecem cuidados especiais para estarem sempre bonitos e saudáveis, mas o assunto se torna ainda mais detalhado quando se trata da rotina de tratamento dos cachos. Esse formato de cabelo sofre, de forma mais intensa, com o ressecamento, frizz, pontas duplas, quebra e dificuldade para manter sua definição, portanto, é essencial que a atenção com as madeixas cacheadas se torne um hábito diário.

Confira dicas para transformar sua rotina de cuidados com seu cabelo cacheado e garanta fios sedosos todos os dias.

  1. 1. MUITA nutrição sempre!

Não adianta fugir: os cachos imploram por nutrição diariamente. Ao longo da semana, além  de usar e abusar dos óleos reparadores com ativos nutritivos - como abacate e coco -, reserve um dia para a umectação. Essa técnica trata o ressecamento de forma mais profunda, traz muito brilho, além de reduzir o frizz e a quebra.

Basta enluvar os fios, da raiz até as pontas, com um bom óleo de tratamento. Vale até massagear o couro cabeludo para melhorar a textura e estimular o crescimento! Deixe agir por algumas horas e retire no chuveiro com a ajuda de um creme capilar ou condicionador.

2. Escolha bem seu shampoo

Não adianta trabalhar tanto para manter os cachos nutridos se todo esse cuidado vai, literalmente, pelo ralo na hora do banho. A escolha do shampoo é um dos cuidados mais importantes para as cacheadas.

Evite produtos que formem muita espuma ou tenham ação adstringente, que podem ressecar ainda mais o cabelo e retirar toda a sua oleosidade natural. Opte por fórmulas menos agressivas e livres de sulfato, e não lave os fios diariamente - a frequência ideal é de duas a três vezes por semana.

3. De olho no day after

O termo day after se refere a todo o tempo entre uma lavagem e outra. Para garantir cachos bonitos nesse período, comece investindo em um bom finalizador que vai manter a hidratação e definição do cabelo. Aplique da forma que desejar, seja fitagem, dedoliss, ou outra técnica preferida.

Ao longo dos dias, aplique sempre um revitalizador que vai ajudar os cachos a retomarem sua definição e brilho. Normalmente, esse tipo de produto vem em spray e pode ser usado a qualquer momento do dia, mas principalmente ao acordar, já que os cachos costumam amanhecer amassados e fora do lugar.

4. Cuidado até na hora de dormir

Você já percebeu que, mesmo depois de cuidar e finalizar os cachos com perfeição, eles acordam bagunçados e cheios de frizz no dia seguinte? Isso acontece por conta do atrito dos fios com o travesseiro.

Para uma manhã sem nós e de muita definição, durma usando uma touca de cetim, tecido liso, suave e que ajuda a prolongar o day after. Caso prefira, também é possível substituir a touca por fronha do mesmo material.

5. O pente é um aliado!

Os pentes são ferramentas indispensáveis para as cacheadas. É importante encontrar aquele que vai te acompanhar diariamente, e variar de acordo com o efeito que se deseja alcançar nos fios.

Use os de plástico e com cerdas largas para desembaraçar, principalmente enquanto aplica produtos de tratamento. Já o pente tipo garfo contribui para trazer mais volume sem desmanchar os cachos. Use os de madeira quando quiser reduzir o frizz, e aposte na escova polvo para finalizar o cabelo de forma rápida, prática e sem quebra.

Conheça nossos marketplaces!

Os produtos ideais para garantir a saúde dos seus fios estão disponíveis nos marketplaces da Alicates & Cia. Estamos na Shopee e Mercado Livre, com envio seguro para todo o Brasil. Acesse e confira!

por Mariana Requena