Cutilagem russa: o que é e como fazer?

Cutilagem russa: o que é e como fazer?

Outubro 25, 2023

Diretamente do outro lado do Atlântico, a cutilagem russa pousou em terras tupiniquins e passou a conquistar as unhas das brasileiras. Também conhecida como manicure russa, essa técnica consiste na retirada das cutículas sem o uso de alicates, que são substituídos pela lixa elétrica e tesoura. O procedimento é indicado, principalmente, para peles finas e pessoas diabéticas, já que tem menor risco de corte.

Considerada um processo mais saudável por boa parte dos profissionais da área, a cutilagem russa não remove por completo, mas apara a pele ao redor das unhas, o que promove uma aparência bonita sem estimular o engrossamento e crescimento contínuo das cutículas. A técnica russa ainda evita o excesso daquelas “pelinhas” levantadas que incomodam quem deseja um acabamento perfeito para o esmalte.

Apesar de muito indicada, é preciso se atentar aos detalhes para entregar uma boa manicure russa às clientes, com acabamento polido e delicado. Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas para uma boa cutilagem russa passo a passo.

Como fazer a cutilagem russa?

  1. 1. Com as unhas bem limpas e livres de esmalte, aplique um hidratante ou creme amolecedor para facilitar a cutilagem. Deixe agir por alguns instantes;
  2. 2. É necessário ter prática com o uso da lixa elétrica, já que ela será muito importante nos próximos passos. Utilize a broca cilíndrica para empurrar e levantar a cutícula, permitindo que todo o excesso visível seja removido na próxima etapa.
  3. 3. Aproveite a lixa elétrica para polir suavemente as unhas. Esse passo irá garantir uma superfície mais harmônica e nivelada.
  4. 4. Com a tesoura curvada e própria para unhas, remova toda a pele visível e destacada pela lixa. O corte deve ser delicado e acompanhar a anatomia da região, portanto mantenha seu equipamento sempre bem afiado e alinhado.
  5. 5. Aqui as mãos - ou pés - já estão prontos para receber o esmalte. Utilize o método tradicional ou, para completar a manicure russa, finalize com esmalte em gel, produto que irá garantir maior durabilidade e brilho da cor. A manutenção da técnica deve ser realizada entre 15 e 21 dias.

Aproveite todas as vantagens da cutilagem russa e conte com a Alicates & Cia para manter suas tesouras de unha sempre afiadas e pronta para uso. Entre em contato e solicite o serviço.

por Mariana Requena