O que você sabe sobre facas? Conheça 6 tipos de fio de facas

O que você sabe sobre facas? Conheça 6 tipos de fio de facas

Abril 13, 2021

Se você gosta de facas, trabalha com alguns tipos delas ou até mesmo é um colecionador, deve conhecer alguns tipos de fios (gumes). Mas você sabe quais são cada um deles e quais são as suas funções específicas?

Confira abaixo o quais são tipos de fios mais comuns:

Côncavo (Hollow)
Este fio favorece cortes precisos e não é ideal para uso “pesado”. É bastante utilizado em navalhas.

Totalmente Reto (Full Flat)
Assim como o côncavo, favorece cortes precisos. Fio e lâmina são únicos, porém não é muito utilizado, pois torna a lâmina mais frágil.

Reto (V Flat)
Este é o fio mais comum de todos. Tem uma borda afunilada, vantagem para o corte e para a sua resistência.

Cinzel/Formão
Tem a forma de um cinzel (buril) e assim como os fios côncavo e totalmente reto, favorece cortes precisos. Este fio é utilizado na culinária japonesa.

Fio Composto (Double Bevel/Compound)
O fio composto beneficia a resistência da lâmina. É comumente utilizado no uso pesado.

Convexo
Este tipo de fio beneficia o uso pesado. É utilizado em machados e em alguns facões.


Mas é a afiação?

Quando uma lâmina fica “cega” significa que suas “micro-serras” estão desgastadas e ela não desliza da forma que deveria, levando danos ao corte.

A afiação de uma lâmina consiste no desbaste e o polimento de seu fio (gume). É o desbaste que cria as “micro-serras” e é o polimento que otimiza o deslizamento que facilita o corte.
O fio e o ângulo influenciam diretamente na afiação e cada um exige uma afiação específica. É de extrema importância respeitar o tipo do fio da faca, pois isso pode influenciar na “perda” do fio.

Por se tratar de uma tarefa que exige cuidados especiais, procure por profissionais que realizam esse trabalho. Isso evita prejuízos para você e proporciona uma funcionalidade muito melhor de sua ferramenta.

Na hora de afiar, conte com a Alicates & Cia!