Qual é a tesoura ideal para cada tipo de corte? Descubra

Qual é a tesoura ideal para cada tipo de corte? Descubra

Fevereiro 28, 2024

Ferramenta símbolo dos cabeleireiros, a tesoura é um dos itens mais usados nos salões de beleza. Leves e precisas, são essenciais para mudanças ou manutenção nos cortes de cabelo, e seus diferentes tipos podem ajudar o profissional a alcançar o estilo desejado para os fios.

Cortes repicados, em camadas, retos… Surge a dúvida: é aconselhável usar a mesma tesoura para conseguir todos esses efeitos? A resposta é não, e por isso indicamos aqui abaixo os diferentes modelos de tesouras capilares e quais são seus usos mais indicados.

TESOURA RETA

A mais convencional, é versátil e pode ser utilizada tanto em cortes femininos como nos masculinos.

Funciona bem para estilos mais alinhados, e pode ser utilizada com o auxílio dos dedos ou pente.

TESOURA FIO LASER

Apesar do nome parecer ter saído de um filme futurista, essa tesoura, na verdade, é uma das mais clássicas. Sem emitir luzes à la Exterminador do Futuro, o ‘laser’, na verdade, vem de uma microserrilhagem em uma das lâminas, o que proporciona um corte mais preciso.

Essa é a escolha perfeita para cortes retos e muito alinhados. Vai fazer aquele chanel tradicional? Aposte na tesoura fio laser!

TESOURA DENTADA

A tesoura dentada, ou de desbaste, como o nome diz, carrega espécies de ‘dentinhos’ nas lâminas, com espaços maiores e menores. Os pequenos retiram maior quantidade de cabelo, enquanto os grandes suavizam o corte, desfiando os fios sem o efeito marcado da tesoura reta.

É o tipo de ferramenta mais indicado para redução de volume e cortes que transmitam leveza. Também funciona bem com os fios cacheados.

TESOURA FIO NAVALHA

Com lâmina plana e que desliza sobre o cabelo, a tesoura fio navalha é a aliada de cortes modernos, desconexos e cheios de estilo. É muito versátil e pode ser utilizada para fazer camadas, degrades, desfiar e texturizar os fios.

Proporciona muita leveza e movimento ao corte, mas é indicada para profissionais com maior experiência pois exigem habilidade no uso.

AFIAÇÃO

Manter as tesouras afiadas é essencial para garantir sua eficiência e precisão. Conte com a Alicates & Cia para garantir a manutenção profissional de suas ferramentas. Tire dúvidas e saiba mais com nosso time de atendimento.

por Mariana Requena